10/08/2009

MILITANTES DA CONCELHIA DO PS-FIGUEIRADA FOZ CHUMBAM LISTA DE ATHAÍDE DAS NEVES


VAMOS LÁ FALAR CLARO!

In Diário de Coimbra:

"... Ainda segundo a mesma fonte, os principais argumentos levantados no longo debate, foram os de a lista «ser composta por gente maioritariamente de fora do PS», mas apontando-se também um dos elementos que a integra e que «colaborou na campanha de Santana Lopes, contra a de Carlos Beja».
Mas terá sido ainda referido que «o candidato deveria ter tido mais ponderação e mais respeito pelos militantes do PS», frisou a mesma fonte, que sublinha que, depois da saída de António Alves no apoio a esta candidatura, seguiu-se agora Paz Cardoso, vereador na autarquia.
Quanto à lista para a assembleia municipal, liderada por Luís Tovim (ex-PSD), seguindo-se João Paulo Rodrigues e Anabela Gaspar (também do PSD e que durante quatro anos foi vereadora com Duarte Silva), foi aprovada, apesar de merecer alguns reparos por alguns militantes, entre os quais um deputado socialista na assembleia municipal que se terá manifestado «chocado», com a escolha do cabeça de lista..."

É absolutamente espantosa esta estrutura local do PS!
É mais uma prova, se fossem necessárias mais algumas, de que o sistema político representativo, assente em partidos políticos tem, definitivamente, os dias contados.
Para mim, as listas de candidatos a deputados não são do circulo eleitoral dos cidadãos de x ou y distritos, mas sim são listas de candidatos a deputados do circulo eleitoral dos militantes dos partidos x e y do distrito k ou w.
Nas autárquicas, em vez dos partidos se preocuparem em encontrar pessoas honestas, competentes que sejam capazes de governar e defender o interesse público do seu concelho e gerir o bem comum, não, preocupam-se em arranjar "tachos" aos alegados lideres das estruturas partidárias locais (mesmo que esses alegados lideres não sejam mais-valias, nem sejam pessoas reconhecidas pelos seus concidadãos como competentes ).
A Figueira da Foz tem uma das piores estruturas locais, quer do PSD como do PS, dando maus exemplos ao país. No PSD, arrombam-se portas e assaltam-se sedes para impedir actos eleitorais. No PS, eliminam-se candidatos excelentes para honrar a responsabilidade deste partido para com a sociedade, enxuvalham-se pessoas com curriculum excepcional a que nenhum desses militantes sequer em sonhos poderá um dia almejar ter.
Eis que o PS-Figueira da Foz volta a surpreender -nos pela negativa: chumbam a lista apresentada pelo candidato escolhido! Inédito e trágico para o PS que com isto poderá voltar a perder as eleições e se tal acontecer, merece-o.
Mais uma vez o PS, na Figueira da Foz, volta a dar vários tiros nos pés quando tudo apontaria para poder sonhar com a vitória.
Disse aqui que achava o candidato escolhido pelo PS um mau candidato. Expliquei no momento certo as minhas razões. Disse que à justiça o que é da justiça, à política o que é da política. Um Juiz não deve envolver-se em actividades políticas e o Conselho Superior da Magistratura deveria ser mais criterioso nas autorizações que dá. Bem sei que o Juiz Athaíde das Neves pediu licença sem vencimento, pelo que de algum modo suspendeu-se o seu vínculo, deixando de ser Juiz (interpretação com a qual discordo). Mas, e se ele perder as eleições? Regressa de imediato ao exercício da Magistratura. E se tiver de julgar pessoas com quem, em campanha se venha a incompatibilizar??? Bom, adiante... Está escolhido.
A partir daqui compete-lhe escolher a equipa com quem quer trabalhar e que no seu juízo é a mais capaz de levar por diante o seu programa eleitoral. Pois.
Mas, espantosamente, os actuais dirigentes locais do PS-Figueira da Foz, quais iluminárias, são um verdadeiro cemitério de personalidades honradas que dariam muito à política. É mais ou menos o que o Benfica tem feito aos seus treinadores!

João Paredes e João Portugal (deputado que, se tiver a sorte de ser eleito, com 32 anos ainda vai pela JS) são os seus principais responsáveis.
Já todos percebemos que a lista do candidato foi chumbada porque João Paredes, que em 27 de Setembro ficará sem tacho em Lisboa, quer garantir um "lugarito" como vereador na Câmara da Figueira da Foz. Como o candidato (vá-se lá saber porquê) não o escolheu, a lista tinha de ser chumbada. O superior interesse do PS e da Figueira pouco importa nestes casos.
Este é o problema. Aliás, este é sempre o problema das listas de candidatos a lugares públicos.
João Paredes (ex-delegado do IPJ, estranhamente afastado do cargo no ano passado) ou mesmo João Portugal (deputado que com 32 anos ainda vai pela JS) não perceberam que não são sequer conhecidos nas suas ruas e quanto são não percebem que os outros têm deles a pior das opiniões... Pessoas desqualificadas, sem profissão, sem mérito logo não preparados e não confiáveis para, em nosso nome, defenderem o interesse público. É por tudo isto que este é um sistema decrépito e com os dias contados.

Sem comentários: