07/06/2009

APARECEU O PRIMEIRO CANDIDATO ÀS AUTÁRQUICAS 09 PARA COIMBRA.

Apareceu o primeiro candidato autárquico para Coimbra 2009.
Horácio Pina Prata.
Horácio Pina Prata foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, pela coligação PSD/CDS/PPM, sendo escolha de Carlos Encanação.
Não foi preciso muito para que Horácio Pina Prata se incompatibilizasse com o Presidente Encarnação, à semelhança de outros correligionários, e batesse com a porta.
Indo ao encontro do que defende, e seguindo uma linha coerente, Pina Prata parece que é de facto candidato à Presidência da Câmara Municipal de Coimbra.
Como cidadão, devo confessar, não me identifico, em especial, com o estilo de Pina Prata. Não estou, para já, a pensar votar nele. Trata-se, de facto, de um voluntarista, de um homem com iniciativa, características importantes num autarca. Contudo, o seu estilo truculento e, por vezes, ziguezagueante impedem-me que confie o meu voto ao seu projecto político, apesar de lhe louvar a coragem.
É, portanto, uma candidatura importante. Apesar de não estar a pensar votar nele, espero que o seu projecto político o consiga eleger pois desempenhará um importantíssimo papel de fiscalizador da actividade municipal.
Ainda aguardo uma solução credível, forte, transparente, com ideias capazes de serem concretizadas, por quem é capaz de construir uma grande equipa que sabe fazer. Espero o aparecimento de uma candidatura nivelada por cima e não mais do mesmo.
Ora, essa responsabilidade compete sobretudo ao PS e, por isso, na qualidade de cidadão que Ama Coimbra, não posso conceber qualquer outra saída que não seja a deste partido assumir a sua responsabilidade e oferecer a Coimbra um grande candidato, que, obviamente, não será protagonizada por Henrique Fernandes.
O actual Governador Civil devia ter vergonha de sair à rua para falar que está a controlar o processo eleitoral autárquico. Um homem que já disse, de forma clara, que dificilmente é candidato (mesmo antes de o dizer achava-o um péssimo candidato) e que a água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte. Um homem que é completamente silencioso quanto à desgraça que tem sido este último mandato de Encarnação. Um homem que nunca foi capaz de ser Presidente do PS-Coimbra e nessa qualidade fazer oposição. Um homem que tinha a ideia de ser possível às 2.ªs e 3.ªs feiras representar o Governo no distrito e conversar com Encarnação, sendo solidário com os problemas que o Presidente da Câmara lhe transporta e às 4.ªs e 5.ªs feiras ser forte e feroz oposição à coligação de direita na Câmara de Coimbra, deixando as 6.ªs feitas para negociar o seu lugar na próxima lista de deputados.
Não vou, pois, comentar os restantes nomes que lentamente são jogados para as páginas dos jornais, sobretudo o último deles que releva uma total irresponsabilidade e já toca a falta de respeito por Coimbra, admitindo tratar-se de uma brincadeira de garotos.
Vamos ver o que faz o Presidente da distrital rosa desta vez. Se nada fizer é porque concorda com os métodos e as escolhas por isso será solidariamente responsável por mais 4 anos de agonia, por mais alguns milhares de abandonos de jovens quadros que deixarão Coimbra.

Sem comentários: