10/06/2009

TOTAL DE INSCRITOS - 128 516 - TOTAL DE VOTANTES - 51 007 (40%)

É certo que o PS venceu a maioria das freguesias do concelho de Coimbra, mas venceu as mais pequenas. Ao PSD bastou vencer 6 das 31 freguesias para vencer em Coimbra.
Henrique Fernandes ao revelar, hoje, no Diário de Coimbra que o PS venceu todas as freguesias rurais e que isso é o resultado do trabalho do PS nessas freguesias, acabou por confessar um erro estratégico gritante. Deveria ter iniciado a sua "alegada vitoriosa estratégia" precisamente nas freguesias que ganham eleições. Claro que estas freguesias urbanas não funcionam com o "porta a porta" das freguesias rurais. Estas freguesias são mais exigentes, mais urbanas.
É mais difícil para Henrique Fernandes comunicar com estes eleitores, sobretudo porque não terá como explicar a desastrosa estratégia que decidiu percorrer desde que foi eleito até hoje, num "agora digo sim e amanhã digo não" que deixou cansados os eleitores. Acresce dizer que terá de buscar os seus melhores argumentos para explicar a desastrosa oposição que os seus vereadores empreenderam no mandato e a sua desastrosa condução de "líder" político da oposição à coligação PSD/CDS-PP/PPM, em Coimbra.

Porventura quando chegar à Sé Nova, São Bartolomeu, Santa Cruz, Olivais, Almedina e Santa Clara já será tarde demais. É bom não esquecer que só Santo António dos Olivais vale, eleitoralmente, 10 pequenas freguesias.

Finalmente, mas não menos importante, é analisar, à lupa, os resultados do Bloco de Esquerda, mesmo nas freguesias ditas rurais e também aconselho o PS a juntar os votos do PSD com os do CDS. Se o fizer verá que a coligação vencerá em muitas das freguesias rurais, onde o PS acabou por venceu.

1 comentário:

Francisco Pires disse...

Caro Luis Bettencours,
Li com atenção a sua análise de contabilidade eleitoral em Coimbra mas permita-me uma nota.
A Sociedade da Informação é caracterizada entre outros pelos denominados fenómenos emergentes o que significa que acontecimentos passados não têm de se repercutir necessariamente e da mesma forma no futuro (Contextos e objectivos diferentes).
Para o caso de Coimbra então qualquer análise apresenta um grau de risco elevado, isto porque a candidatura de Pina Prata introduz um factor importante e de grande valia, capaz de por em causa qualquer tentativa de prospectivar o resultado eleitoral a partir das eleições europeias ou das legislativas. Agora Sim, Coimbra tem todo um espaço de intervenção que não deve ser negligenciado.

A sua intervenção activa neste blogue é igualmente um sinal dos novos tempos e que bem merece continuar a ser lido.

Cumprimentos,
Fernando Alberto - Coimbra